A preocupação social com a qualidade do gasto público é um tema cada vez mais presente no âmbito da administração pública, com a adoção de ferramentas tecnológicas e metodologias de cálculo das variáveis qualitativas do gasto público. A crescente demanda por serviços públicos de qualidade esbarra na limitação da capacidade de geração de receitas para o financiamento das políticas públicas, o que cresce a preocupação com a alocação dos recursos disponíveis.
Nesse contexto o Estado de Minas Gerais instituiu, por meio do Decreto 48.965, de 23 de dezembro de 2024, o Sistema de Informações de Custos do Estado de Minas Gerais.
Construído e implementado em consonância com a NBC TSP 34 - Custos no Setor Público e com o Decreto Federal 11.644/2023, é um sistema de informações gerenciado pela Superintendência Central de Contadoria Geral e tem como objetivo:
- Apurar, mensurar, avaliar e divulgar os custos das Unidades Orçamentárias dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual;
- Subsidiar e auxiliar os processos decisórios;
- Qualificar a avaliação de resultados da gestão pública;
- Dar suporte aos processos de planejamento e orçamento;
- Apoiar programas de melhoria da qualidade do gasto; e
- Propiciar a transparência das informações de custos para a instrumentalização do controle social.
O Sistema de Informações de Custos, por meio deste Portal de Custos do Estado de Minas Gerais, será composto por um painel interativo com as informações de custos e por boletins de custos a serem publicados semestralmente.
Informações adicionais de procedimentos e metodologia para implantação do Sistema de Custos e da periodicidade das publicações, podem ser encontradas no Manual do Portal de Custos de Minas Gerais, no link abaixo:
Manual do Portal de Custos de Minas Gerais