A Resolução SEF Nº 5559 DE 26/04/2022 dispõe que o atendimento ao usuário externo de serviços prestados pelas unidades da SRE será realizado preferencialmente por meio de canais eletrônicos. Desta forma, a maioria dos serviços prestados pela SEF, são atendidos atualmente de forma não presencial. Verifique no link a seguir o canal digital adequado ao seu atendimento:
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Canais de Atendimento DIGITAL:
FALE COM A AF - IPVA E TRLAV: serviços e dúvidas de IPVA e Taxa de Licenciamento - TRLAV (inclusive BH e Contagem)
FALE COM A AF - BH E CONTAGEM: demais serviços para contribuintes de Belo Horizonte e Contagem (Obs: Se IPVA e TRLAV - usar Fale com a AF - IPVA TRLAV)
LISTA DE E-MAIL: demais serviços para contribuintes do interior. (Obs: Se IPVA e TRLAV - usar Fale com a AF - IPVA TRLAV)
ATENDIMENTO AGENDADO NA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - O atendimento presencial nas AF será realizado mediante agendamento prévio. Caso não encontre o serviço desejado no Catálogo de Serviços ou em um dos nossos canais de atendimento Digital, o contribuinte deverá clicar no link a seguir e verificar as opções disponíveis de Atendimento Agendado.
CANAIS PARA ATENDIMENTO DE DÚVIDAS
CANAIS PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS - descrição
Este canal deverá ser utilizado para atendimento dos seguintes serviços e dúvidas de IPVA e Taxa de Licenciamento - TRLAV de contribuintes de todos os municípios (inclusive BH e Contagem):
- Em caso de contribuinte de BELO HORIZONTE ou CONTAGEM, utilize sempre o canal eletrônico Fale com a AF BH e CONTAGEM, selecionando o Assunto de acordo com o tipo serviço desejado.
Atenção: para serviços de IPVA e TRLAV usar a opção Fale com a AF IPVA e TRLAV
BELO HORIZONTE | CONTAGEM |
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Cadastro/ Conta Corrente/ CDT
Documentos Fiscais Impressos e Eletrônicos
Locadora de Veículos
Isenção / Restituição / Protocolo de documentos
Parcelamento
Outros
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Cadastro/ Conta Corrente/ CDT
Documentos Fiscais Impressos e Eletrônicos
Locadora de Veículos
Isenção / Restituição / Protocolo de documentos
Outros
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- Para os serviços em que ainda não é possível a solicitação pela internet, o contribuinte deverá enviar e-mail para a unidade de circunscrição da empresa descrevendo sua solicitação.
O atendimento da solicitação será prestado por e-mail.
- Para consultar o e-mail das unidades de atendimento no Interior de MG acesse:
- Para contribuintes de outros estados acesse informação do e-mail do Núcleo de Contribuintes Externos
CANAIS PARA ATENDIMENTO DE DÚVIDAS
Atendimento para o cidadão/contribuinte que necessita de orientações gerais sobre os serviços prestados pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), como dúvidas relativas ao pagamento de tributos estaduais, aplicativos, declarações ao Fisco e documentos eletrônicos ou encaminhamento de críticas, erros de sistemas e sugestões.
O LigMinas é uma central de atendimento telefônico pela qual o usuário obtém informações sobre os serviços prestados pelas instituições integrantes do Governo de Minas Gerais. Para sanar dúvidas relativas ao pagamento de tributos estaduais, aplicativos, declarações ao fisco e documentos eletrônicos, ligue:
• 155 LIG-Minas para todo o estado de Minas Gerais, opção "5".
• (31) 3069-6601 para outros estados ou países e uso em celular.
*Horário de atendimento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
CANAIS PARA ATENDIMENTO - TESOURO E SPGF
O Tesouro Estadual do Estado de Minas Gerais disponibiliza este canal de atendimento virtual para que seus clientes (da área de contabilidade do Estado de Minas e SIAFI/MG) possam tirar dúvidas, registrar demandas, enviar críticas, reclamações e/ou sugestões sobre os serviços prestados. O atendimento realizado pela ferramenta visa atribuir maior controle e transparência dos serviços do Tesouro Estadual sendo insumo para o monitoramento das entregas pactuadas no instrumento de Planejamento Estadual PPAG 2020-2023.
Clique aqui para acessar o Fale com o Tesouro
Painel de Informações do Fale com o Tesouro
O Fale com a SPGF é o canal de atendimento para servidores ativos, inativos e pensionistas para tratar de assuntos relacionados aos seus direitos e benefícios e para solicitar os serviços prestados pela SPGF.
SERVIDOR ATIVO: Fale com a SPGF clicando aqui
SERVIDOR INATIVO E PENSIONISTA: Fale com a SPGF clicando aqui