Mudando o paradigma de gestão do patrimônio imobiliário estadual com o objetivo de garantir uma melhor racionalidade em seu uso, bem como de diminuir custos com a guarda e manutenção de bens não utilizados pela Administração Pública, a Secretaria de Estado de Fazenda, por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual – STE, está construindo a carteira de ativos alienáveis do Estado. Esse trabalho envolve a análise qualitativa do patrimônio estadual considerado inservível, de modo a dar a esses bens a melhor destinação possível, por meio de alienação por venda, dação em pagamento, integralização de capital nas empresas públicas ou outra forma de destinação onerosa.
Especificamente quanto a venda de imóveis, no exercício de 2019, a Secretaria de Estado de Fazenda formalizou contrato de administração e alienação de cerca de 200 (duzentos) imóveis, de propriedade do Estado de Minas Gerais, que poderão ser ofertados por meio de leilão ou concorrência pública.
Nesse contexto, e em conformidade com a mudança de direcionamento de negócios e gestão da Minas Gerais Participações – MGI, a empresa se tornou a principal parceira da STE na alienação dos imóveis inservíveis por meio de venda, sendo essa a responsável pela administração dos imóveis disponibilizados para venda e pela divulgação e execução dos certames de alienação.
A identificação desses imóveis destinados para venda, bem como os editais de licitação publicados e as informações para contato estão disponíveis no site https://www.mgileiloes.com.br/.