A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais instituiu o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da Unidade de Auditoria Interna Governamental, exercida pela Controladoria Setorial (CS/SEF), por meio da Resolução 5.613, de 28 de setembro de 2022, alcançando a meta estabelecida no Plano anual SEF 2022, parte integrante do Planejamento Estratégico 2019-2030+.
A instituição do PGMQ tem como objetivo promover “uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes e processos que proporcionam a entrega de produtos de alto valor agregado, atendendo às expectativas das partes interessadas”. Para cumprir a finalidade, a iniciativa deve contemplar avaliações internas e externas, orientadas a avaliar a qualidade dos trabalhos e promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna governamental.
O PGMQ contempla toda a atividade de auditoria interna governamental, desde o seu gerenciamento até o monitoramento das recomendações emitidas, e visa contribuir para o objetivo estratégico da Secretaria de Fazenda de aumentar o nível de maturidade em governança pública, gestão de riscos e integridade.
O PGMQ da CS/SEF tem por objetivos:
Os benefícios esperados para a atividade de auditoria interna na SEF com a implementação do PGMQ incluem:
Saiba mais sobre PGMQ
Acesse https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/pgmq.
O Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental, aprovado pela IN SFC nº 3/2017, em consonância com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do Instituto dos Auditores Internos (IIA), estabelece que as Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG) devem “instituir e manter um Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) que contemple toda a atividade de auditoria interna governamental, desde o seu gerenciamento até o monitoramento das recomendações emitidas”.
Acesse: Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da Unidade de Auditoria Interna Governamental, exercida pela Controladoria Setorial - Resolução 5613-2022.