Em fevereiro de 2019, a gestão fiscal do estado de Minas Gerais foi avaliada pela Metodologia de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) e o resultado obtido revelou alto grau de maturidade. A partir de então, o Relatório de Avaliação de Desempenho, apresentado à época, foi utilizado como diagnóstico institucional da SEF, passando a ser um relevante direcionador do planejamento estratégico.
Em julho de 2022, o Estado de Minas Gerais foi novamente avaliado pela MD-GEFIS e avanços relevantes foram evidenciados nos três eixos da gestão fiscal, refletindo o comprometimento e responsabilidade da SEF na busca pela excelência dos seus processos.
A MD-GEFIS é uma avaliação de grande importância para os Estados Federados, pois, por meio dela, é possível obter-se um diagnóstico dos processos de trabalho de todas as áreas envolvidas nas atividades da Gestão Fiscal, que compreendem a Gestão Fazendária e a Transparência Fiscal; a Administração Tributária e o Contencioso Fiscal; e a Administração Financeira e a Qualidade do Gasto Público. Cada uma dessas áreas corresponde a um eixo da avaliação MD-GEFIS.
A maioria dos processos envolvidos na Gestão Fiscal são alocados na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), mas, para permitir a avaliação da gestão fiscal em sua integralidade, é imprescindível a participação de outros órgãos.
No Estado de Minas Gerais, participaram representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV/MG), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE/MG), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA/MG), Advocacia Geral do Estado (AGE/MG), Controladoria Geral do Estado (CGE/MG) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MG).
A seguir são apresentados os principais resultados do Estado de Minas Gerais obtidos nos ciclos de aplicação da MD-GEFIS.
EIXO I - Gestão Fazendária e Transparência Fiscal
O Eixo I trata dos aspectos vinculados à governança e à transparência fiscal, sendo o eixo mais transversal da MD-GEFIS e o que define o direcionamento estratégico e o monitoramento de toda a gestão fiscal.
Níveis altos de maturidade neste eixo permitem o fortalecimento da governança da organização e o adequado alinhamento dos recursos estratégicos para o alcance dos objetivos e metas da gestão fiscal.
Dimensões avaliadas neste eixo:
No Eixo I, Minas Gerais obteve nota média de 3,17 em 2019. As oportunidades de melhoria identificadas para o avanço neste eixo foram trabalhadas na SEF para o fortalecimento de todas as suas dimensões.
No segundo ciclo de avaliação, em 2022, todas as dimensões deste eixo evoluíram de suas classificações iniciais, elevando sua nota média para 5,17.
Gráfico 1
Eixo I - Gestão Fazendária e Transparência Fiscal
Comparativo das notas de Minas Gerais nas avaliações de 2019 e 2022 por Dimensão
Eixo II - Administração Tributária e Contencioso Fiscal
O Eixo II trata dos aspectos vinculados aos processos da administração tributária e do contencioso fiscal.
Níveis altos de maturidade neste eixo permitem uma maior aproximação entre a arrecadação tributária realizada e a arrecadação potencial.
Dimensões avaliadas neste eixo:
Na primeira avaliação, a nota média do Eixo II obtida pelo Estado de Minas Gerais foi 4,50 e, no segundo ciclo, a nota média evoluiu para 5,17.
Gráfico 2
Eixo II - Administração Tributária e Contencioso Fiscal
Comparativo das notas de Minas Gerais nas avaliações de 2019 e 2022 por Dimensão
EIXO III - Administração Financeira e Qualidade do Gasto Público
O Eixo III trata dos aspectos vinculados aos processos do orçamento, da gestão financeira e do gasto público do Estado.
Níveis altos de maturidade neste eixo permitem ao Estado gerir melhor os recursos públicos e alcançar maior qualidade e eficiência do gasto.
Dimensões avaliadas neste eixo:
Na primeira avaliação, a nota média do Eixo II obtida pelo Estado de Minas Gerais foi 3,33 e, no segundo ciclo, a nota média evoluiu para 5,00.
Gráfico 3
Eixo III - Administração Financeira e Gasto Público
Comparativo das notas de Minas Gerais nas avaliações de 2019 e 2022 por Dimensão
Gráfico 4
Evolução na maturidade de Gestão Fiscal 2019 X 2022 - Nota Máxima: 6
O grau de maturidade de cada uma das dimensões é classificado em seis níveis, da seguinte forma:
Figura 1
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DE MG
ELABORAÇÃO: Assessoria Estratégica SEF
CONTRIBUIÇÃO: Gabinetes Subsecretaria da Receita Estadual e Subsecretaria do Tesouro Estadual
FONTE: Relatório de Avaliação e Desempenho da Gestão Fiscal, 2019 e 2022.