Evento reúne representantes das 27 administrações tributárias estaduais do país, entre os dias 27 e 29/11
Fri Nov 29 11:30:00 BRT 2024
Bruno Meira, Aline Chevrand e Rogério Zupo
Com início na última quarta-feira (27/11) e término nesta sexta (29/11), a 62ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) reúne representantes das 27 administrações tributárias estaduais do país, em Teresina (PI). A pauta contém temas atuais, como as inovações tecnológicas e inteligência artificial, além da reforma tributária, dentre outros. Auditores da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) participam dos painéis, apresentando iniciativas.
No primeiro dia do evento, o Auditor Wagner da Silva Borges (STI) apresentou a palestra “Uso de IA para desenvolvimento de aplicações e modernização do legado”, detalhando como a adoção de IA generativa no processo de concessão de isenção de IPVA irá reduzir significativamente o prazo de análise, e aumentar a produtividade e a assertividade na verificação de documentos comprobatórios.
Já Bruno Meira Tenório D’Albuquerque (STI) abordou o tema “Atração e retenção de talentos em TI no setor público de Minas Gerais”, destacando os motivadores do recente concurso para Auditores Fiscais especializados em TI, além do processo de onboarding, alocação e os resultados já alcançados pelos novos servidores.
Wagner Borges
Nesta sexta, o superintendente de Tecnologia da Informação da SEF/MG, Rogério Zupo Braga, e a assessora da Receita Estadual Aline Chevrand Campos participaram do painel “Maturidade de análise de dados na Administração Tributária”, que contou com a consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Soraya Naffah. Na oportunidade, foi apresentada a avaliação do BID aplicada às 27 administrações tributárias estaduais, na qual a SEF/MG obteve pontuação que a consolida como referência no uso avançado de dados.
Ainda nesta sexta, haverá o painel de apresentação de Grupos de Trabalho da Cogef. A Auditora Aline Chevrand Campos é responsável pelo GT MD-Gefis.