Noticias

Notícias > 2024 > SEF participa do lançamento do Projeto de Leitura e Escrita da Secretaria de Estado de Educação

SEF participa do lançamento do Projeto de Leitura e Escrita da Secretaria de Estado de Educação

Iniciativa vai investir mais de R$ 200 milhões para melhorar os espaços destinados à leitura nas escolas

Wed Sep 25 11:30:00 BRT 2024

2024.09.25_projeto_leitura_siteSecretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, prestitigiou o evento

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) participou, nesta quarta-feira (25/9), do lançamento do Projeto de Leitura e Escrita, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que visa fortalecer essas habilidades nos estudantes da rede estadual, investindo R$ 212 milhões.

O evento ocorreu em Jaboticatubas e foi marcado também pela assinatura do convênio BB Gestão Ágil, entre a SEE e o Banco do Brasil, com a participação estratégica da SEF para aprimorar a utilização dos recursos em 3.400 Caixas Escolares, ou seja, em todas as escolas da rede.

Dentre outras autoridades, estiveram presentes os secretários de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e de Educação, Igor de Alvarenga.

O BB Gestão Ágil é uma plataforma desenvolvida para facilitar a gestão financeira de recursos públicos, principalmente em projetos educacionais e no repasse de verbas. A ferramenta já é utilizada pela União e por outros entes da federação para administrar, repassar recursos e prestar contas.

Caixa Escolar Digital
Dentro desse contexto, está sendo implementado o Projeto Caixa Escolar Digital como uma solução completa para a gestão financeira das Caixas Escolares, dentro da ferramenta BB Gestão Ágil.

Luiz Claudio Gomes destaca que a SEF teve papel primordial na celebração desse convênio, por meio da Superintendência Central de Administração Financeira (SCAF), pois é a unidade responsável pela gestão financeira estadual.

“Estamos felizes em participar desse momento especial do Governo de Minas, pois a SEF busca as oportunidades para que o Estado melhore sempre o controle e o acompanhamento do gasto público e trabalhe na facilitação do relacionamento com as instituições financeiras, conforme as diretrizes do Tesouro Estadual. E com os recursos que chegarem às Caixas Escolares, os estabelecimentos de ensino vão trabalhar o Projeto de Leitura e Escrita, cuidadosamente elaborado pela Secretaria de Educação, da maneira mais adequada, também do ponto de vista da gestão”.

Pela SEF compareceu ainda ao lançamento do Projeto de Leitura e Escrita, a diretora de Controle e Operações Financeiras (DCCOF) da SCAF, Cristiane Torres Maia de Carvalho. Ela acompanhou e orientou todos os passos entre a SEE e o Banco do Brasil para a formalização do convênio que vai otimizar a administração financeira com eficiência e trará impacto direto na melhoria do aprendizado dos alunos de todas as regiões do estado.