Noticias

Notícias > 2024 > Tesouro Estadual de Minas recebe comitiva da Sefaz do Mato Grosso para intercâmbio

Tesouro Estadual de Minas recebe comitiva da Sefaz do Mato Grosso para intercâmbio

Visita técnica objetivou o compartilhamento de conhecimento de modelos de gestão e tecnologias

Fri Jul 12 16:00:00 BRT 2024

2024.07.12_scgov_site

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), por intermédio da Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE), recebeu, em Belo Horizonte, equipe da Secretaria de Fazenda do Mato Grosso (Sefaz-MT). O objetivo foi o intercâmbio visando à troca de conhecimento sobre a gestão da dívida, com destaque para o Ambiente de Inteligência Analítica da Dívida Pública e o Sistema de Controle de Operações de Crédito (SICOP), além da gestão de ativos e riscos fiscais em Minas Gerais.

Segundo a superintendente de Governança de Ativos, Riscos Fiscais e Dívida Pública da STE, Andresa Linhares, receber os colegas do Mato Grosso foi uma oportunidade de revisitar os avanços dos últimos anos no Tesouro Estadual de Minas com soluções de automação em seus processos de trabalho.

“Hoje, a gestão fiscal é um tema sensível em todos os entes. Produzir informações assertivas e qualificadas é um instrumento poderoso para os gestores. E, em última instância, uma decisão mais qualificada e pensada no médio e longo prazo traz um retorno e segurança maior para a sociedade em termos de sustentabilidade em políticas públicas”, frisou Andresa.

A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE/MG), instituição que trabalha de forma integrada com a Fazenda, também participou do encontro e apresentou o tema “Controle e Gestão dos Passivos Contingentes”.

Para o procurador-chefe da Procuradoria do Tesouro e do Trabalho da AGE, Marcelo de Castro Moreira, o tema é extremamente relevante, pois trata da análise jurídica de questões que podem, no futuro, gerar algum dispêndio para o Estado e, consequentemente, para as Fazendas.

No encontro técnico, a equipe da SEF/MG apresentou, ainda, um conjunto de iniciativas relacionadas à gestão de riscos fiscais, bem como os processos com foco no aprimoramento da gestão dos ativos estatais, sob a responsabilidade do Tesouro Estadual, com destaque para a implementação do Sistema de Acompanhamento Financeiro das Empresas Estatais Dependentes.

2024.07.12_scgov_2

Na avaliação da secretária adjunta do Tesouro do Mato Grosso, Luciana Rosa, os dois dias do encontro foram muito produtivos.

"Esse intercâmbio vai nos dar um parâmetro, uma referência a seguir de uma boa prática. Vários Estados precisam melhorar nesta questão da gestão da dívida pública e ter os relatórios de informações gerenciais para as decisões com mais consistência. Tudo o que vimos aqui, interrelacionado, nos leva a evoluir, melhorar e atender o cidadão, que é o principal motivo do nosso trabalho como servidor público”, concluiu Luciana.

A comitiva da Fazenda do Mato Grosso contou com oito servidores do Tesouro, Contadoria, Procuradoria e da unidade de Tecnologia da Informação.