Noticias

Notícias > 2024 > Alta gestão da SEF participa da abertura da Semana Mineira de Controle Interno

Alta gestão da SEF participa da abertura da Semana Mineira de Controle Interno

Atividades acontecem de 13 a 17 de maio, com palestras e oficinas

5/13/24 2:00:00 PM

A alta gestão da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), representada pelo secretário Luiz Claudio Gomes, participou, nesta segunda-feira (13/5), da abertura da III Semana Mineira de Controle Interno, que segue até o dia 17/5, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O evento, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), conta com seminário, oficinas práticas e atividade cultural, reunindo os maiores especialistas do Brasil para debater soluções e desafios contemporâneos enfrentados pela Auditoria Interna Governamental, pela Correição Administrativa, pela promoção da transparência, do controle social e da integridade pública e privada.

Na SEF, o Controle Interno recebe total apoio da alta gestão, segundo o Controlador Setorial (CS), Elcio Marcos de Carvalho, que destaca, além de outras ações, a existência do Comitê de Integridade, Riscos e Controles Internos (CIRC), o que nem todas as secretarias possuem. "A presença do secretário Luiz Claudio no evento reflete o apoio que a alta gestão dá ao tema", diz Carvalho.

O secretário Luiz Claudio reitera a importância do Controle Interno na SEF, que é referência para outros estados. Recentemente, servidores da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa/PA) estiveram reunidos com a equipe da Controladoria Setorial para troca de experiências, em especial, conhecerem o Plano de Integridade da SEF.

"O Controle Interno na Administração Pública tem um importante papel, ajudando na implementação das políticas públicas. Por isso, damos o apoio necessário às ações da nossa Controladoria Setorial", afirma o secretário.

No Estado de Minas Gerais, a CGE dita as normas do Controle Interno para a administração direta, autárquica e fundacional.

Programação
Na programação da III Semana Mineira de Controle Interno, duas atividades serão conduzidas por servidores da SEF. O corregedor José Henrique Righi Rodrigues será o moderador do painel "Tecnologias e procedimentos de
acompanhamento da evolução patrimonial de agentes públicos", nesta terça-feira (14/5), a partir das 9h.

Na quinta-feira (16/5), a oficina "Orientações práticas para a certificação de saldo contábil de contas de Inventário" será conduzida pelo superintendente de Contadoria-Geral da SEF, Henrique Morais, o diretor de Contabilidade Governamental, Nilson Eustáquio de Souza.

Para mais informações, clique aqui.