Servidores

Servidores Fazendários > Aposentadoria > Certidão de Tempo de Serviço/Contribuição

Certidão de Tempo de Serviço/Contribuição


Informamos que a certidão de tempo de serviço/contribuição prestado à SEF (para servidores que já trabalharam na SEF e não trabalham mais atualmente) é solicitada através do Portal do Servidor, sendo emitida pela SEPLAG, no link:

https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/servicos/solicitacao-virtual-de-contagem-de-tempo

No entanto, antes de solicitar essa Certidão no Portal do Servidor, V.S.ª deverá nos encaminhar o "Requerimento de Contagem de Tempo", devidamente preenchido e assinado.

Esclarecemos que esse requerimento, bem como a documentação listada abaixo deverão ser protocolados em qualquer Unidade Fazendária ou enviados pelos Correios, para o endereço abaixo informado:

  • Carteira de Identidade (outro documento não substitui, uma vez que o sistema solicita a informação da data de emissão do RG)
  • Certidão de Casamento (caso tenha ocorrido alteração no nome - quando do(a) casamento/separação)
  • CPF
  • PIS/PASEP
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Endereço (ex.: COPASA, CEMIG, NET, TELEFONE)

 

Endereço para envio de correspondência:

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais
Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças/SPGF
Rodovia Papa João Paulo II, 4001.
6º andar/Par - Edifício Gerais.
Serra Verde - Belo Horizonte/MG.
CEP 31630-901

 

Após atualização dos seus dados em nosso sistema, V.S.ª será comunicado pelo setor responsável, para que, então, possa acessar o Portal do Servidor, criar a senha de acesso e, posteriormente, solicitar sua  certidão de Contagem de Tempo se Serviço.

À título de informação, após a validação dos dados por esta Superintendência, a Unidade responsável pela emissão da referida certidão é a SEPLAG, que lhe enviará a certidão para o endereço de e-mail informado no Portal do Servidor. Apesar de constar no site o prazo de 30 dias para emissão da certidão, a referida Secretaria tem postergado tal prazo, em virtude da grande demanda por este serviço.

Esclarecemos que, não sendo possível a atualização de todas as informações necessárias no nosso Sistema de Administração de Pessoal – SISAP, para a solicitação no  Portal do servidor,  esta  Secretaria de Estado de Fazenda realizará a inclusão manual no Sistema e encaminhará à SEPLAG para a devida análise e emissão da Certidão.  

Importante:  A SEPLAG encaminhará a Certidão de forma eletrônica, para o e-mail informado pelo servidor(a) no requerimento.