Serviços > Empresa > NFA-e > Emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica - NFA-e

Emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica - NFA-e

O que é?

O Produtor Rural Pessoa Física, o Microempreendedor Individual - MEI e ainda, quem não possui inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de Minas Gerais deve providenciar, junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), a emissão de Nota Fiscal Avulsa eletrônica para o transporte da sua carga até o destino.

Para obtenção da Nota Fiscal Avulsa eletrônica, o interessado informará os dados em formulário eletrônico na internet, através do SIARE - Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual.

Contribuinte MEI a partir do dia 12/06/2023 seu login para solicitação de NFA-e será obrigatório.

Para maiores informações sobre cadastramemto do login, clique aqui

Quem pode utilizar este serviço?

Os usuários da Nota Fiscal Avulsa eletrônica, nos termos da legislação:

1. Pessoa Física: Possui somente CPF
  2. Pessoa Jurídica não Inscrita: Possui CNPJ , mas não possui Inscrição Estadual.
  3. Produtor Rural Pessoa Física: Possui CPF e Inscrição Estadual e deverá fazer login no SIARE
  4. Microempreendedor Individual - MEI: Possui CNPJ e Inscrição Estadual

Obs.: O MEI que não possui Inscrição Estadual, ou seja, não é contribuinte do ICMS, solicitará a Nota Fiscal Avulsa na Secretaria Municipal de Finanças do seu Município.

1. Microempreendedor Individual - MEI: Possui CNPJ e Inscrição Estadual
Documentação Necessária

Não é exigida documentação na solicitação da Nota Fiscal Avulsa.

Acompanhar a análise do serviço para verificar registro de pendências de documentos ou esclarecimentos, para regularização.

Etapas para realização deste serviço

Para iniciar uma solicitação de Nota Fiscal Avulsa para Pessoa Física, Pessoa Jurídica não Inscrita e Microempreendedor Individual com inscrição estadual, acessar a tela inicial do SIARE.

Para solicitar Nota Fiscal Avulsa o Produtor Rural com inscrição deverá logar no SIARE- Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual

1 Consulta NFAs solicitadas

O contribuinte que possui login de acesso ao sistema poderá utilizar a opção de consulta de NFA por parâmetros.

A funcionalidade está disponível no SIARE, para maiores informações consulte o passo-a-passo disponívem em arquivos.

Gratuito.

Quanto tempo leva?

Quando não ocorre Deferimento Automático, o prazo para análise da solicitação de Nota Fiscal Avulsa é de 02 (dois) dias úteis.

Canal de dúvidas

155 LIG-Minas para todo o estado de Minas Gerais, opção "5"

(31) 3069-6601 para outros estados ou países e uso em celular.

Outras informações

Para acompanhar sua solicitação de Nota Fiscal Avulsa (acessar com nº de protocolo, CPF do responsável e senha).

Importante: Se você perdeu sua senha de acompanhamento de serviço clique em Esqueci minha senha.