Serviços

Serviços > Empresa > CDT > Emitir Certidão de Débitos Tributários - CDT

Emitir Certidão de Débitos Tributários - CDT

Canais de prestação

Web

Pessoas Físicas: site www.cidadao.mg.gov.br ou aplicativo disponível para celular MG App

Pessoas Juridícas: Solicitar via 


E-mail

Exclusivo para emissão de Certidão de Débitos Tributários - CDT Positiva de contribuintes com Inscrição Estadual baixado/suspensa/cancelada ou Pessoa Juridíca não inscrita:

Belo Horizonte e Contagem: 

Para demais localidades de Minas Gerais: enviar e-mail para a AF de circunscrição 


O que é?

A Certidão de Débitos Tributários (CDT) é o documento hábil para comprovar a existência ou não de débitos relativos a tributos estaduais para com a Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais.

A CDT será disponibilizada no SIARE a emissão da CDT - Certidão de Débitos Tributários, sem necessidade de login no SIARE, independente do solicitante ser o próprio contribuinte ou terceiros, quando seu resultado for NEGATIVA ou POSITIVA COM EFEITO NEGATIVA.

Para CDT com situação POSITIVA, visando preservar o sigilo fiscal do contribuinte, a emissão é disponibilizada no SIARE para Pessoas Jurídicas com certificado digital e para Pessoas Físicas no site www.cidadao.mg.gov.br ou aplicativo disponível para celular MG app

Quem pode utilizar este serviço?

Contribuinte inscrito no cadastro da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), a Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, que precisar comprovar a existência ou não de débitos relativos a tributos estaduais em Minas Gerais.

Documentação Necessária

Não há

Etapas para realização deste serviço
1 CDT Negativa ou Positiva com efeito de Negativa

Para a solicitação da CDT no SIARE deverá ser informado o CPF/CNPJ ou Inscrição Estadual.

Observação: O contribuinte que se encontra na situação cadastral baixado/suspensa/cancelada junto à SEF, deverá na  solicitar a certidão utilizando o CNPJ. 

2 CDT Positiva

No caso de CDT Positiva, para acesso a certidão e detalhamento dos débitos:

Contribuinte que possui Inscrição Estadual ativa deve logar no SIARE com a senha ou Certificado Digital; 

Contribuinte Pessoa Física, a partir de 09/02/2024, a emissão foi disponibilizada no site www.cidadao.mg.gov.br ou aplicativo disponível para celular MG App

Observações: Contribuinte que possui Inscrição Estadual na situação cadastral baixado/suspensa/cancelada junto à SEF, deverá entrar em contato com a Administração Fazendária de sua circunscrição utilizando os canais de atendimento da SEF indicados acima.

O contribuinte Pessoa Juridica não inscrito deverá entrar em contato com a Administração Fazendária de sua circunscrição utilizando os canais de atendimento da SEF indicados acima.

Valor

Gratuito.

Quanto tempo leva?

A emissão da CDT é automática e imediata, exceto para CDT com situação positiva para os contribuintes com Inscrição Estadual baixado/suspensa/cancelada ou Pessoa Juridíca não inscrita.

Canal de dúvidas

Fale Conosco 

155 LIG-Minas para todo o estado de Minas Gerais, opção "5"

(31) 3069-6601 para outros estados ou países e uso em celular.