Noticias

Notícias > 2022 > Secretaria de Fazenda conquista certificação internacional em recursos humanos

Secretaria de Fazenda conquista certificação internacional em recursos humanos

Das 57 empresas certificadas no Brasil, a SEF é o único órgão público da Administração Direta

Tue Jan 17 15:00:00 BRT 2023


A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) conquistou a certificação Top Employer 2023, um prêmio internacional que avalia e reconhece as melhores práticas de recursos humanos desenvolvidas pelas empresas e organização de todo o mundo. O evento da premiação foi transmitido via internet no início da tarde desta terça-feira (17/1).

Na edição deste ano, foram certificadas 2.052 empresas em 121 países. Das 57 empresas brasileiras contempladas, a SEF/MG é o único órgão público da Administração Direta a conquistar a certificação, repetindo o feito de 2020, quando garantiu a premiação internacional pela primeira vez.

Desenvolvida pelo Top Employers Institute, organismo certificador com sede na Holanda e presente no Brasil desde 2011, a avaliação foi aplicada em outubro de 2022 e coube à Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) da SEF/MG responder 352 questões com apresentação de evidências.

O questionário foi desenvolvido a partir de uma metodologia global, abrangendo seis dimensões de RH (Direção, Forma, Atração, Desenvolvimento, Engajamento e Unidade), divididos em 20 subtópicos para destacar o que é feito de melhor e o que ainda precisa ser melhorado para alcançar o nível máximo de excelência. A SEF/MG alcançou 73,95% da pontuação geral.

Para Blenda Couto, superintendente da SPGF, a conquista da segunda certificação internacional em recursos humanos é motivo de orgulho.

“Saber que a Fazenda é o único órgão público que está entre as maiores empresas do Brasil é muito satisfatório. Acredito que é uma comprovação de que temos as melhores propostas para os servidores fazendários e de que estamos trabalhando no sentido de valorizar aqueles que se dispõem a atuar com eficiência não só em prol da SEF, mas também em prol da sociedade mineira”, resume a superintendente.

A conquista da certificação internacional também foi bastante elogiada pelo secretário Gustavo Barbosa. Segundo ele, a premiação é um merecido resultado do aprimoramento das ações implementadas pela Secretaria no sentido de desenvolver cada vez mais os Recursos Humanos.

“Temos buscado, sistematicamente, o benchmarking de gestões de destaque para melhorar e desenvolver os serviços oferecidos pela Secretaria da Fazenda. Esse prêmio é mais uma comprovação de que estamos no caminho certo, pois, para nós, a valorização das pessoas deve ser uma preocupação constante e andar sempre em paralelo com o alcance das metas. Na prática, isso significa que investir em Recursos Humanos é a melhor forma de aprimorar os resultados da SEF e, consequentemente, do governo do Estado”, avalia o secretário.