Empresas

Empresas > Sistemas > SAPI

Orientações para instalar o Banco de Dados Multiusuário do SAPI


Instalação no computador servidor:

1. Faça o download do instalador do Banco de Dados Multiusuário do SAPI, no mesmo diretório temporário utilizado para o instalador do SAPI.

2. Clique duas vezes no arquivo "Instalar.exe", em seguida clique duas vezes no arquivo "Firebird-1.5.1.4481-Win32.exe" e siga os procedimentos de instalação sugeridos, escolhendo, na 5a tela, a opção "Full installation of Super Server and development tools".

3. Crie uma pasta no servidor e coloque-a compartilhada no modo completo.

4. Vá ao diretório onde foi instalado o banco de dados do SAPI, que normalmente é C:\Arquivos de Programas\SEF\SAPI2005\BD.

5. Copie o arquivo SAPI.GDB para a pasta compartilhada no passo 3.

6. Vá ao diretório onde foi instalado o executável do SAPI, que normalmente é C:\Arquivos de Programas\SEF\SAPI2005\EXE e localize o arquivo SAPI.INI.

7. Edite o arquivo SAPI.INI, colocando, na segunda linha, o caminho onde o banco de dados foi instalado (pasta compartilhada no passo 3 e 5). Exemplo: DataBase="172.23.200.237:\BD\SAPI.GDB".

8. Salve a alteração promovida.

9. Reinicie a máquina.

10. Execute o SAPI.

11. Vá ao diretório menu "Utilitários / Configurações / Multiusuários / Cadastro de Usuário".

12. Cadastre os usuários que deverão acessar o SAPI (nome, login, senha e habilitação) marcando o controle "Habilitado" para cada um.

13. Saia do SAPI.

Instalação no computador cliente (terminal):

1. Instale o SAPI normalmente em cada computador cliente.

2. Copie o arquivo "Instalar.exe" do servidor (Instalação no computador servidor - passo 1) para uma pasta temporária do computador cliente (terminal).

3. Clique duas vezes no arquivo "Instalar.exe" e siga os procedimentos de instalação sugeridos, escolhendo, na 5a. tela, a opção "Minumum client install - no server, no tools".

4. Copie o arquivo SAPI.INI do servidor (Instalação no computador servidor - passos 7 e 8) para a pasta C:\Arquivos de Programas\SEF\SAPI2005\EXE.

5. Reinicie a máquina

6. Execute o SAPI, informando usuário e respectiva senha.

Lembre-se:

As orientações contidas nesta página são aplicáveis somente quando se pretende utilizar o SAPI em ambiente multiusuário, ou seja, em uma rede de computadores: mais de um usuário (cliente) acessando um mesmo banco de dados (servidor).